segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Avenca uma planta delicada, cuidados e cultivo!


















Nome popular: Avenca; Avencão; Avenca-delta.
Nome científico: Adiantum raddianum.
Família: Pteridaceae.
Origem: Brasil, Estados Unidos, México e Antilhas. 
 As avencas são da familia das samambaias,  muito utilizadas na decoração de ambientes internos
 ou em jardineiras, suavizando os ambientes onde são colocadas, devido à folhagem com formatos
e disposição bastante interessante. Algumas variedades são variegadas (manchadas).  
 Geralmente são cultivadas em vasos, e se adaptam melhor a ambientes de média a alta luminosidade, de preferência com luz indireta (sem sol direto). As avencas toleram baixas luminosidades, mas elas tendem a ficar com as folhas mais abertas e arejadas.
Em geral, crescem melhor em ambientes com temperaturas médias a altas, e precisam de alta umidade relativa do ar. A planta não tolera bem baixas temperaturas. Podemos aumentar a umidade do ar colocando um prato com cascalho úmido sob a planta.
Mantenha a terra úmida, mas não encharcada. Nos meses mais frios, deixe o solo secar levemente antes de regar novamente. É importante que o substrato (terra) possua uma boa drenagem.



















  Suas folhas são delicadas, alcançando de 30 a 40 cm





































Kadu me acompanhou no transplante da Avenca! Ele é meu
companheiro, sempre do meu lado!

Segui uma sequência no transplante para visualizar bem!

















Éla estava plantada em uma terra muito rica em argila, resolvi deixar uma
boa parte do material  rico em material orgânico!
Pronto, está  ornamentando meu cantinho das plantas!




29 comentários:

  1. Ese helecho le quedo hermoso Adriano.

    Hasta pronto.

    ResponderExcluir
  2. Chomp e Ebru!
    Agradeço a visita!
    Gracias!

    ResponderExcluir
  3. Olá Adriano!
    Primeiramente agradeço as suas visitas no meu blog! :)
    Então, sobre as tulipas, estou reproduzindo uma "receita de bolo" que peguei em alguns sites da rede, é a primeira vez que tento fazer um bulbo rebrotar. O processo é bem lento, demora mais de 1 ano. Estou enumerando os passos e postarei :)
    []s!

    ResponderExcluir
  4. Oii, eu tenho um vaso que fica na garagem da minha casa, eu pego uma toiça de avenca na minha avó, e quando coloco no meu vaso ela começa a murchar eperde a cor. Você podem me dizer o que pode ser?? Tenho um vaso com drenagem, úmido, e com bastante material orgânico. A planta fica sempre na claridade sem sol direto. Já é a segunda vez que tento e não consigo cultivar. A aste fica bem firme, mas as folhas ficam marrom e murchas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando transplante as minhas ficam sem folhas ,demora um tempinho e ela rebrota, esse tempinho dura meses tenha paciência q logo vc terá um vaso cheio de folhas lindas , a primeira vez q fiz pensei q tinha perdido, agora ela está linda ! Espere um pouco ela é delicada deixe ela rebrotar 🥰

      Excluir
  5. Oi Meriele!
    Grato pela visita!
    Vc tem e-mail ou blog? se tiver me manda
    o endereço tá!
    Se possível me manda algumas fotos do local,
    e da planta também!!!
    Olha Vc precisa prestar atenção em alguns
    pontos importantes tá:
    Á Avenca é uma planta muito delicada,
    éla gosta de um lugar bem tranquilo tá,
    ficar em sombra, com luminosidade, mais
    não pode ter muito vento nela também!
    Muito calor no local também prejudica éla
    tá bom!
    O vaso precisa de boa drenagem, e estar
    sempre úmido, mais não muito, pois podeapodrecer
    as raízes!
    Eu faço a rega delas dia sim e dia não tá!

    Espero que Vc consiga resultados com éla!
    Me manda notícias tá bom!
    Seja sempre muito bem vinda ao blog!

    Adriano.

    ResponderExcluir
  6. Descobri na floricultura que não devo arrancar pela raiz para replantar em outro lugar, devo tirar ao redor uns 5 a 10cm de terra. Então comprei um vasinho na floricultura e até agora ele está bem bonito.

    ResponderExcluir
  7. bom dia Meriele!

    Fiquei feliz que a Avenca
    está indo bem!

    Grato por voltar, sua presença
    é muito boa para nós!!

    Adriano.

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    que ótimo esse blog!
    eu tenho uma avenca muito pequena
    tenho ela há uns 2 anos e só agora ela resolveu crescer um pouco
    tá ficando linda!
    mas está com umas manchas alaranjadas, não sei o que fazer. li que isso era sinal de fungo, mas sou completamente leiga no assunto e não seio que fazer.
    alguém sabe me dar alguma informação?
    obrigada!
    wanessa.

    ResponderExcluir
  9. oi linda sua avenca, e o kadu tambem...um companheirao seu.

    ResponderExcluir
  10. Foi a avenca mais bonita que já vi,adoro na minha cozinha tem uma.Ela deixa o ambiente muito agradavel, só não consigo deixar ela cheia ,sempre que perco o vaso compro outro.E adorei o Kadu,amigo melhor não tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa a demora em responder, grato pela visita tá!
      que legal seu comentário!

      Excluir
  11. Tenho uma linda avenca ta tão linda quanto a sua, mas acho que o vaso ta pequeno como devo replanta-la? Comprei um vaso de fibra de coco, está correto? Posso colocar terra e po de chachim? Eunice

    ResponderExcluir
  12. Respondendo o comentário 17-08-2013:
    Pode sim, tem muita Avenca em Chachim também,
    bom colocar adubo Orgânico tá!
    Grato pela visita, me manda umas fotos dela!

    ResponderExcluir
  13. Olá gostei muito da dica de como cultivar as avencas tenho uma e a dica de vcs,valeu muito,logo enviarei as fotos.Aqui no Maranhão o clima é muito quente mesmo assim tô conseguindo cultivar.grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos esperar suas fotos, grato pela visita e
      comentário, Vc tem G+ ou Blog?

      Excluir
  14. Oiiii. gostaria de uma orientação.... minha avenca que tenho há anos, está com algo parecido com pozinho branco, e as mudinhas estão murchando. Eu a tinha em local com vento e coloquei pra dentro de casa, onde pega bastante claridade. O que seria este pozinho? O que faço para eliminar? Adoro minha avenca e não a quero ver morrer. Me ajude, por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane, desculpe, passei desapercebido no seu comentário! a dica do Rosni é muito boa, vc pode colocar junto uns pedacinhos de sabão de coco, ele vai ajudar a segurar o fumo mais aderência nas folhar é muito bom a calda de fumo, vc encontra também já preparado.

      Excluir
  15. Oi Eliane, este posinho deve ser algum fungo, vá a uma casa (comercio) onde se vende fumo e compre um pedaço de umas cem gramas, deixe de molho em água num balde por uns dois dias, depois coe para retirar os pedacinhos, pegue a água que ficou escura e pulverize na sua avenca. Verás que o posinho branco desaparecerá. Boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosni, bom dia, bom seu comentário, nossa me desculpei com a Eliane, não visualizei o comentário dela!
      Grato.

      Excluir
  16. Amigos, eu tenho duas avencas. Uma delas foi a minha vizinha que me deu, um filho da dela. Estava muito bonita, mas o ano passado, com o Verão liguei uma ventoinha e com o vento, foi caindo as folhas. Quando chegou o Outono, eu pensei que ela ficasse bonita novamente, mas não foi isso que aconteceu. Ela agora está com apenas três folhinhas. Vou muda-la, para colocar drenagem no vaso, pois na altura eu não fiz isso. Me disseram que depois da brita para drenagem, colocar uma porção de areia e depois é que posso colocar a terra com a planta. Não sei se posso fazer isso, e peço-vos o favor de me ensinarem como devo fazer. A outra avenca está a coisa mais linda. Ela nasceu sózinha, num vaso que eu tenho com um chifre de veado. Acontece que ela está a expulsá-lo, pois já apanhou o vaso todo e o chifre de veado está a ficar feio. Quero, agora mudar o chifre de veado para outro vaso, mas não sei como fazer pois que ele tem uma carapaça própria dele. Gostaria que vocês me fizessem o grande favor de me explicarem como faço e qual o substrato para ele. Eu posso depois regar as avencas e o chifre de veado com o adubo orgânico, que é cascas de bananas, com borras de café e cascas de ovos, passados no liquidificador com 1/2 litro de água? Agradeço bastante e espero ansiosa por uma resposta. Eu moro em Portugal, mas morei 30 anos no Brasil - S.Bernardo do Campo - SP. Nós agora aqui estamos na Primavera. Abraços

    ResponderExcluir
  17. Ganhei uma muda de avenca em uma casca de coco, achei interessante e bonita. Duas perguntas, posso mantê-la dentro de casa e posso continuar cultivando na casca do coco?

    ResponderExcluir
  18. Não tem como faz muda da avenca e como adubar!

    ResponderExcluir