Video 01 plantei em Vasos https://youtu.be/EUEnsbVWm1o e agora também na horta, quintal.
Plante em sua Casa e tenha Alimentos saudáveis livres de Veneno.
O quiabeiro (Abelmoschus esculentus L. Moench: anteriormente, Hibiscus esculentus L.) é uma planta da família da malva (Malvaceae). Possui origem africana. Seu fruto, conhecido como quiabo, e quingombô, é uma cápsula fibrosa cônica verde e peluda, cheia de sementes brancas redondas, muito usado em culinária antes da maturação, pois, próximos à maturação, endurecem. Suas folhas são lobadas. As flores são axilares, isto é, brotam a partir das gemas axilares.
No Brasil, o quiabo compõe pratos típicos regionais, como o caruru — quiabo cozido com camarão seco. Na culinária mineira, há o frango com quiabo e o refogado de carne com quiabo. Pode ser apreciado cozido com tempero no óleo, deixando-se bastante seco. É um fruto simples, seco, indeiscente, de cápsula loculicida (isto é, deiscência longitudinal, com cada lóculo se abrindo separadamente). Os quiabos são verdes e peludos e apresentam uma goma viscosa. Rico em vitamina A, seu consumo pelo ser humano é importante para a visão, pele e mucosas em geral.
Segundo Balbach, Alfons, As Hortaliças na Medicina Doméstica, A Edificação no Lar, em 100 gramas de quiabo estão agrupados:
850 U.I. de vitamina A; 130 mcg de vitamina B1 (Tiamina); 75 mcg de vitamina B2 (riboflavina); 0,70 mg ou de vitamina B3 (niacina) ou de vitamina B5 (ácido pantoténico) — não especificado devido à incongruência da fonte — e 25,80 mg de vitamina C (ácido ascórbico). Além disso, contém 40,00 quilocalorias (em 100 gramas); 89,60% de água; 7,40 % de hidratos de carbono; 1,80% de proteínas; 0,20% de gorduras e 1,00% de sais.
Se, por um lado, a vitamina A exerce as funções já mencionadas, além de proteger o fígado, a vitamina B1 é decisiva para o bom funcionamento do sistema nervoso, a vitamina B2 é importante para o crescimento, principalmente na adolescência, segundo Schneider, Ernest, A Cura e a Saúde pelos Alimentos, Casa Publicadora Brasileira.
Fruto de fácil digestão, é recomendado para pessoas que sofrem de problemas digestivos, sendo eficaz contra infecções dos intestinos, bexiga e rins.
A época ideal para iniciar a produção é de setembro a janeiro nas regiões de clima frio, de agosto a março nas de clima ameno e o ano todo nas regiões de clima quente.
A planta necessita de boa luminosidade, com pelo menos algumas horas diárias de luz solar direta. O quiabo deve ser cultivado em solo fértil, bem drenado e rico em matéria orgânica. O pH ideal do solo está entre 6,0 e 6,5
A colheita deve ser iniciada com 60 a 80 dias após o plantio, podendo prolongar-se até 90 dias. O ponto ideal é quando os quiabos estão tenros, sem fibras, o que é facilmente verificado quebrando-se a ponta do fruto, que ocorre, geralmente, cinco ou seis dias após a abertura da flor.
Obrigado, inscreva-se no Canal, compartilhe essa Ideia com a sua Familia, Amigos e Redes Sociais
é um prazer a sua visita! aqui sempre temos ótimos Vídeos com dicas especiais para Você.
Adriano.
Visite nossas Páginas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário