sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Lírios, como cuidar e cultivar!

















O lírio é originário da Europa, Ásia e América do Norte. Algumas espécies são nativas dos trópicos, de regiões com altitude elevada. Porém, todas as espécies existentes hoje são originárias de vários cruzamentos entre si, dando origem a inúmeras variedades e cores: são os chamados lírios hibridos. Os lírios pertencem à família das Liliáceas e os principais grupos são:
Lírios Orientais - caracterizados pelos que apresentam mais perfume e flores grandes;
Lírios Asiáticos - com flores menores, quase sem perfume, mas com cores fortes e bem variadas;
Lírio longuiflorum - de flor grande, na cor branca e creme.
























Com exceção do Lírio longuiflorum, os outros dois grupos apresentam tanto variedades para vaso como para corte, usadas na confecção de arranjos. No grupo dos Asiáticos encontramos o Orange Pixie e no grupo dos Orientais, estão o Muscadet e Mona Liza. Os lírios são plantas de bulbo, assim como a tulipa, o amaryllis e até mesmo a nossa conhecida cebola. Eles emitem um único broto por bulbo, de onde saem as folhas e as flores.
Como cuidar do seu vaso de lírio
O lírio em vaso requer um local com boa iluminação, evitando o sol nas horas mais quentes do dia. Não deixe o substrato (a terra do vaso) secar completamente, molhando sempre que necessário, até que água saia pelos furos de drenagem do vaso; mas evite que a água se acumule no pratinho. Para fazer com que o lírio em vaso floresça novamente, o procedimento é complicado e não é garantido o sucesso. Quem desejar tentar, deve seguir uma série de passos:
1. Após a morte das flores, continue regando o lírio por mais 3 meses, depois pare de colocar água e espere que as hastes sequem completamente;
2. Uma vez que as hastes estejam secas, retire os bulbos do vaso, coloque-os em um saco plástico perfurado, preenchido com material inerte (perlita, por exemplo) úmido. Coloque este saco plástico com os bulbos na parte menos fria da sua geladeira (onde são colocadas as verduras) e deixe lá por cerca de 4 meses. Cuide para manter os bulbos úmidos. Evite choque entre os bulbos e também o choque dos bulbos com outros objetos, pois há perigo de machucar os bulbos e os ferimentos são portas para a entrada de doenças.
3. Passados os 4 meses, retire os bulbos da geladeira de plante-os. Deixe nos primeiros 10 dias em local bem fresco e arejado. Quando os brotos estiverem surgindo, leve o vaso para um local bem iluminado. Regue sempre que a terra estiver seca.
4. Se tudo der certo, entre 2 e 3 meses os bulbos florescerão




















Fotos: Adriano J Teixeira
Fonte de informações e texto:Simone Schoenmaker e Luiz Octávio Cavicchio
http://www.jardimdeflores.com.br/floresefolhas/A21lirios.htm

10 comentários:

  1. A natureza é um encanto!

    ResponderExcluir
  2. estamos em nome desta flor, "Zambak" é chamado Adriano...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. meu lírio laranja colocou flor, depois de um mês quase ele está com a haste secando e as pétalas amarelando sendo está nascendo um brotinho lá em baixo, o que eu faço para ela não morrer?

    ResponderExcluir

  5. Oi Raquel! estou postando alguns cuidados para replante e cultivo
    dos Lírios, mais se está brotando seria bom cortar o talo que está
    secando e continuar regando,boa sorte e grato pela visita!
    espero ter ajudado!

    1 – Depois que as flores do seu vaso de lírios secarem, continue regando a planta por mais três meses. Passados os três meses, pare de regar a planta e espere os galhos secarem completamente.

    2 – Retire os bulbos da terra junto com os galhos e embrulhe em sacos plásticos. Coloque os bulbos na menos fria da geladeira por 4 meses.

    3 – Passados os quatro meses de geladeira. Plante os bulbos novamente e deixe o vaso em um local bem fresco e arejado. Se tudo der certo, dentro de poucas semanas você verá os brotos nascerem.

    Adriano.

    ResponderExcluir
  6. me ajude meu lirio morreu ,e eu continuei a molhar o vaso agora saiu varias mudas ja com 4 e ate 6 folhas estao com mais o menos uns seis a dez centimetro de altura so que o vaso e pequeno acho que nao vai comportar tanta muda .o que faço,me ajuda agadeço se puder ,tiadalvi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. me ajude meu lirio morreu ,e eu continuei a molhar o vaso agora saiu varias mudas ja com 4 e ate 6 folhas estao com mais o menos uns seis a dez centimetro de altura so que o vaso e pequeno acho que nao vai comportar tanta muda .o que faço,me ajuda agadeço se puder ,tiadalvi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Quero cultivar lírios.....

    ResponderExcluir