domingo, 14 de agosto de 2011

Bonsai: John Yashin Naka um Grande Mestre da Arte do Bonsai

   
      John Yashin Naka
 

 
 John Y. Naka (1914-2004) nasceu no Colorado, mas foi morar no Japão com sua família aos 8 anos de idade. Aqui, ele trabalhou com seu avô, Sadahei, que tinha bonsai, e foi através dessa relação que John foi exposto pela primeira vez à arte. Ele voltou para os Estados Unidos em 21 anos de idade, casado Alice Toshiko Mizunaga e depois trabalhou na fazenda da família por 10 anos antes de se mudar para o sul da Califórnia, onde ele desenvolveu uma empresa de paisagismo e começou sua coleção de bonsai própria.
Como membro fundador do sul da Califórnia Bonsai Society ele exibiu suas árvores em shows na Califórnia, e sua reputação como um artista espalhou bonsai. Ao mesmo tempo, seu talento como professor tornou-se evidente e ele começou a dar palestras e workshops que dá, o que levou a viajar por todo os Estados Unidos e, eventualmente, o mundo.
Em 1973 ele publicou, Técnicas de Bonsai I, que está em impressão contínua até o presente momento, bem como traduzidos para outras línguas. Este foi seguido por Bonsai Técnicas II em 1982. Ambos os livros contêm várias fotografias ilustrativas e desenhos por ele e são amplamente utilizados internacionalmente. Após sua morte, a Fundação Nacional de Bonsai publicou O Livro Esboço John Naka, que contém uma seleção de seus desenhos de árvores bonsai feito por seus alunos.
  Seus livros "Técnicas de Bonsai I e II" são provavelmente a maioria dos livros recomendados na arte, não só para iniciantes, mas também para os artistas mais avançados que de alguma forma perdeu a sua leitura.  Eles são uma adição bem-vinda à biblioteca de cada artista.








 
 

 



4 comentários:

  1. Ein ganz Großer in der Bonsaiszene und Vorbild für viele Gestalter...

    ResponderExcluir
  2. Olá Adriano, realmente na arte bonsai existe o período pré e pós Naka.
    Grande abraço,
    Fabiano.

    ResponderExcluir