quinta-feira, 9 de junho de 2011

Bonsai - Aprenda a Cuidar do Bonsai

Autor: Liz Gusmão

Temos na natureza muitas árvores lindas que adoraríamos poder ter em casa, porém, as árvores crescem espantosamente e não existe espaço para elas em nossas salas.
Há uma maneira de termos essas belezas como decoração em réplicas, os chamados bonsais, que são a arte de cultivar flores plantadas , isto é, árvores naturais em vasos pequenos, o que as obriga a crescer somente o correspondente ao espaço oferecido. Essa cultura veio da China, quem em 2000 d C já cultivava bonsais em seus jardins. A palavra bonsai significa cultivo em bandeja, e sua cultura foi popularizada pelo Japão por volta do século VIII.
As plantas mais utilizadas em bonsai são araucária, bambu, lichia, oliveira, jabuticabeira, romã, caliandra rosa, ficus retusa, legustre, pinheiros, murta entre muitas outras ornamentais e frutíferas utilizadas com esse fim.
A história do Bonsai no Brasil começou em 1908, com a chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao país, que trouxeram a arte que foi se espalhando por aqui ao longo dos anos e acabou se tornando popular entre os brasileiros.
Bonsai.jpg
Os bonsais, apesar de serem uma arte fascinante, são muito frágeis, e necessitam de cuidados para estarem sempre saudáveis e bonitos, como fazer as podas e regas corretamente, cultivar as mudas e etc.
Para dar a forma de uma árvore adulta ao bonsai devemos podá-lo, regulando sua altura, retirando os ramos indesejáveis e cortando todos os brotos que surgirem até que ele esteja formado.
Depois de adulto, a necessidade de aparar as podas ainda permanece, deve-se continuar a tirar galhos e brotos indesejáveis para manter sua forma.
Na rega, é preciso começar debaixo para cima, regando a terra depois tronco e por último as folhas, para assim garantir que a água foi bem absorvida. Deve-se molhar bastante até que saia água por baixo do vaso, e só fazê-lo novamente quando a terra estiver seca.
Quando se compra ou ganha a muda de um bonsai, ele não deve ser diretamente colocado no vaso onde será cultivado, mas sim em outro maior, sendo replantada mais tarde com todo o cuidado, e a partir dai as podas serão feitas para transformá-la numa réplica perfeita da árvore escolhida.
Cultivar bonsais é muito interessante, a arte de criar réplicas vivas da própria vida faz muitas pessoas cultivá-las em casa.
Fonte: Bonsai - Saiba mais Sobre a Arte de Cultivar Bonsais | Diretório de Artigos


http://www.artigonal.com/jardinagem-artigos/bonsai-aprenda-a-cuidar-do-bonsai-3218843.html
Perfil do Autor

Dona dos blogs Flores On Line e Dicas de Presentes e ambientalista de carteirinha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário