domingo, 26 de junho de 2011

Bandeira do Brasil

                                "O BRASIL É O MAIOR E MELHOR PAÍS DO MUNDO",
                                               para nós Brasileiros sempre será!!! 
     Significado das cores; verde das matas, o amarelo do ouro e riquezas naturais, o azul do céu límpido e o branco da paz eterna. Isto é o que ensinam para todos nós na escola.
Na realidade á bandeira brasileira herdou estes elementos de cor porque verde e amarelo são homenagem à Casa Real de Bragança, da qual fazia parte o imperador D. Pedro I, e à Casa Real dos Habsburg, da imperatriz D. Leopoldina. A esfera azul corresponde ao céu do Rio de Janeiro como visto no dia 15 de novembro de 1889. Por último, a faixa branca não representa a paz e nem mesmo o Equador celeste como em algumas interpretações mas apenas um local para a inscrição da frase “Ordem e Progresso” que é inspirada no lema positivista de Auguste Comte “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim” as estrelas representam mesmo os Estados brasileiros e a quantidade delas passou por alterações ao longo dos anos. O dia 19 de Novembro é comemorado, em todo o território nacional, como o Dia da Bandeira. Nesta data ocorrem comemorações cívicas, acompanhadas do Hino à Bandeira.
 O verde das matas, o amarelo do ouro e riquezas naturais, o azul do céu límpido e o branco da paz eterna. Isto é o que ensinam para todos nós na escola.

A atual bandeira do Brasil foi adotada em 19 de novembro de 1889, tendo suas cores e dimensões estabelecidas pelo decreto-lei número quatro, de 19 de novembro de 1889, sofrendo poucas alterações desde então. Tem por base um retângulo verde com proporções de 7:10, sobrepondo-se um losango amarelo e um círculo azul, no meio do qual está atravessada uma faixa branca com o lema nacional, "Ordem e Progresso", em letras maiúsculas verdes sendo a letra E central um pouco menor, além de vinte e sete estrelas brancas.





Fontes: Wikipedia,SuaPesquisa.com,Observatório Nacional,Historianet
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:BrasiliaBanNacional.jpg http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_do_Brasil#Significado

Um comentário:

  1. Legal esse post! Eu amo o nosso país e acho bacana alguém falar bem dele.
    Apesar dos pesares, aqui é o melhor lugar para se viver. Tem calor humano e uma diversidade biológica inimaginável! Cada um tem que fazer a sua parte...

    Um beijo imenso bem brasileiro! :)

    ResponderExcluir